terça-feira, 24 de julho de 2012

Versiculos

A Palavra de Deus é viva e poderosa - é a história escrita da Palavra Viva! A Palavra de Deus nos traz boas notícias a serem contadas para todas as pessoas, desde nossos vizinhos até aos povos mais distantes. É o guia indispensável de missões pelo mundo a fora. Não há nada mais importante para as crianças do que guardar essa Palavra em seus corações! Como o tema bíblico "A Grande Comissão" é a base para toda a atividade missionária, seria um lembrete eficaz colocar o texto de Mateus 28:18-20 num local onde fosse visto facilmente. Faça referências a essa passagem com frequência para ajudar as crianças a fazer a conexão entre a Palavra de Deus e a ênfase no trabalho missionário. 
Também há uma seleção de versículos bíblicos listados em ordem do mais simples ao mais complexo. Escolha memorizar ou a passagem bíblica 'tema' ou a série de versículos diários. Tenha isso como hábito, fazendo parte do seu programa. Faça um cartaz com a passagem bíblica ou versículo a ser memorizado em largas e claras letras. Isso ajudará as crianças durante o jogo diário - 'Momentos de memorizar', fazendo com que lembrem melhor o versículo.


Estes versículos estão listados em ordem, do mais simples ao mais complexo, para ajudá-lo a escolher o mais apropriado para o seu grupo memorizar:


Mateus 28.19
Marcos 16.15
Atos 22.15
Isaías 43.10
Salmos 108.3
Romanos 1.16
Deuteronômio 15.11
I João 4.15, 16
João 3.16
Atos 1.8



Aqui estão alguns jogos curtos que podem ajudar o seu grupo a plantar o versículo bíblico memorizado em seus corações. Tente usar o 'Momento de Memorizar' durante cada sessão para atrair o interesse das crianças e ajudá-las a lembrar a passagem bíblica. Lembre-se que crianças são observadores passivos. Eles aprendem melhor fazendo!


Jogo 1 - ACERTE O SACO DO FEIJÃO


Idade: Primário

Materiais: Bíblias, folhas de papel, caneta hidrocor, saco de feijão.

Preparação: Escreva as palavras do versículo ou tema nas folhas de papel, uma palavra ou frase curta em cada folha. Espalhe essas folhas misturadas no chão.

Jogo: As crianças revezam jogando o saco de feijão a uma certa distância sobre as folhas de papel. Quando o saco cai sobre uma folha a criança pega a folha em que acertou e segura. Depois que todas as folhas forem apanhadas, ajude as crianças a colocarem na ordem para formar o versículo ou tema, usando suas Bíblias como referência. Repita o jogo quantas vezes o tempo permitir.
............................................................................................................................................


Jogo 2 - REPITA O QUE EU DIGO

Idade: Todas
Materiais: Lousa e giz ou folha grande de papel e pincel atômico.
Preparação: Escreva as palavras do versículo a ser memorizado em uma lousa ou folha de papel bem grande. Coloque num local de fácil visualização.
Jogo: Pronuncie a primeira palavra do versículo - as crianças repetem; pronuncie as duas últimas palavras, depois as próximas três etc. As crianças repetem cada jogo de palavras e então repetem juntas o versículo inteiro. Convide as crianças a recitarem os versículos do mesmo modo que você fez, sendo que agora você repete as palavras delas. Convide várias crianças a serem líderes no jogo se o tempo permitir.
............................................................................................................................................


Jogo 3 - PASSE A PALAVRA


Idade: Todas

Materiais: Cartões de indice, pincel atômico, rádio com fita cacete ou cd para música.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Se for longo, escreva mais de uma em cada. Numere os cartões segundo a ordem das palavras do versículo.

Jogo: Coloque as crianças sentadas em círculo e dê cada um dos cartões para uma criança diferente. Enquanto a música toca, vão passando os cartões; quando a música para, as crianças que estiverem segurando o cartão, leêm o versículo, seguindo a ordem das palavras. Depois que tiverem brincado várias vezes dessa maneira, as crianças que estiverem segurando os cartões virão à frente e organizarão os cartões elas próprias, formando o versículo. Repitam o verso juntos várias vezes.
...........................................................................................................................................


Jogo 4 - FAÇA UM GESTO


Idade: Todas

Materiais: Lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina. Coloque num papel visível.

Jogo: Senta-se em círculo. Comece o jogo fazendo um tipo de movimento com as mãos enquanto você recita a primeira palavra em voz alta (ou primeira série de palavras) do versículo a ser memorizado. A criança ao seu lado repete seu movimento e palavras, então ela cria um novo movimento enquanto recita a segunda palavra do verso. Continue até que todas as palavras tenham sido usadas. Então repitam o verso todos juntos várias vezes, usando sempre os movimentos com as mãos. (Obs: não é necessário que o movimento represente o significado das palavras)..
.........................................................................................................................................


Jogo 5 - ESCRITO NO ESPELHO


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, espelhos, papel, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo a ser memorizado, de trás para frente em cartões separados com pincel atômico. (Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina de maneira normal e colocar em um local visível para referência das crianças).

Jogo: Providencie vários espelhos e convide as crianças para se revezarem lendo as palavras através do espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.
..........................................................................................................................................


Jogo 6 - JUNTE-SE A MIM


Idade: Primário

Materiais: Cartões de índice, pincel atômico.

Preparação: Escreva cada palavra do versículo em um cartão separado. Você pode também, se desejar, escrever o versículo em uma cartolina, da maneira normal e por num local visível, para referência das crianças.

Jogo: De frente para o grupo, cartões atrás de você, segure um cartão em cada mão e nas costas. Uma criança escolhe um dos cartões. Quando a criança pega o cartão, ela fica com ele para ler. Depois que todos os cartões foram distribuidos, as crianças que estiverem com cartões organiza-os para formar o versículo. Repitam o verso várias vezes juntos. Repita o jogo tanto quanto o tempo permitir.
...........................................................................................................................................


Jogo 7- CHAMANDO VOCÊ


Idade: Todas

Materiais: Bíblia, venda, lousa e giz ou cartolina e pincel atômico.

Preparação: Escreva as palavras do versículo na lousa ou cartolina e coloque num local visível.

Jogo: Repita o versículo várias vezes junto com as crianças, então vende os olhos de uma, que conta até dez enquanto as outras abrem espaço. A vendada fala alto a primeira parte do versículo. Outra crianças estará com a segunda parte do versículo, parada (não pode se mover) em alguma parte da sala. Toda vez que a criança vendada chamar recitando a primeira parte do versículo, a segunda deve responder recitando a segunda parte. Quando ela é encontrada, a parada recebe a venda e a brincadeira continua.

espelho. Cada criança copia a palavra 'descodificada' que conseguir ler, colocando os versos em ordem.







..........................................................................................................................................

2 comentários:

  1. Muito linda a história que deve ser verídica,Deus abençõe aqueles missionários que vão a lugares tão pobres e distantes de suas casas, para falar e mostrar o amor de Deus.(Rubenita Devidé)

    ResponderExcluir
  2. What are the advantages of buying titanium trim in your home? - Tioga Answers
    The main advantage of titanium blade buying a titanium titanium engine block trim titanium easy flux 125 amp welder is that citizen titanium dive watch it has very high volatility compared to other ridge titanium wallet items. This advantage is that it is relatively

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário! Que Deus te abençoe :)